sexta-feira, 27 de maio de 2011

ALUNOS E PROFISSIONAIS DE JORNALISMO PARTICIPAM DE BATE-PAPO


Kariza Barros
O Núcleo de Assessores de Comunicação, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais RS, em parceria com o Curso de Jornalismo da UFPel, promoveu na noite de ontem(26) um bate-papo jornalístico seguido de palestra a respeito da atuação do jornalista como Assessor de Imprensa. O evento foi realizado no Auditório do Campus Porto da UFPel .

Os jornalistas Francisco Bender - Assessor de Imprensa do Colégio São José; Kariza Barros - Assessora de Imprensa da Associação dos Prefeitos da Zona Sul; e Débora Borba - Gerente de Comunicação e Marketing da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, contaram um pouco de suas experiências e dia-a-dia de um jornalista como profissional de Assessoria de Imprensa.

Foram debatidas as diferentes situações que um Assessor tem de enfrentar e contornar problemas e crises que, muitas vezes, pode ir até contra suas opiniões próprias.

Público interagiu com perguntas
O tema foi polêmico, e os alunos fizeram diversas perguntas de como manter a ética profissional, de como contornar uma crise de seu assessorado, e de como conseguir publicação de seus releases em bons veículos de comunicação, dentre outras.

O debate poderia ter continuado por mais algumas horas, mas teve de ser interrompido para abrir espaço ao segundo momento do evento, que foi a palestra do professor da ESPM, Gilberto Consoni.


Consoni conversou sobre as mídias sociais e sua aplicação em assessorias de imprensa, a forma como pode e deve ser utilizada, e os tipos de textos que deve ser produzido pelo profissional. Ressaltou a importância deste tipo de mídia, mas em sua opinião o jornal tradicional, seja ele no papel ou através de site na internet ainda supera em credibilidade aos blogs. O posicionamento do jornalista é muito importante nas mídias on-line, ao contrário das mídias tradicionais onde se utiliza a informação pura, sem a opinião.

Gilberto Consoni
Até os profissionais que já atuam na área de web jornal se valeram das dicas do professor, que deixou bem claro que o jornalista que escreve para web deve ser diferente, deve opinar de verdade, pois só assim irá “fidelizar” o seu leitor.

O evento realizado precede o Encontro Estadual de Jornalistas Assessoria de Comunicação (EEJAC), que acontecerá no dia 30 de julho em Rio Grande. “Municípios como São Leopoldo, Santa Maria, Passo Fundo, Porto Alegre e Caxias também sediarão encontros semelhantes a este que aconteceu em Pelotas”, comentou o secretário geral do Sindicato, Salvador Tadeo.

Vaz, Diretor da FENAJ
O Diretor do Sindicato e da Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ), o jornalista Luiz armando Vaz, aproveitou a oportunidade para mobilizar a classe estudantil a uma luta coletiva pelo diploma e pela categoria, e ainda ressaltou grandes conquistas que os profissionais têm obtido no mercado de trabalho.



Texto: Jornalista Mariângela Paz – MTB: 15209
Fotos: Marcelo Roto - Acadêmico de Jornalismo da UFPel

 





                                                   
                                                    Prof. Ricardo, Delegado Machado e Secretária Mariângela Paz

Jornalista Débora Borba

Jornalista Francisco Bender


quarta-feira, 25 de maio de 2011

O ASSESSOR DE IMPRENSA, PROFISSÃO JORNALISTA

Profissionais e estudantes de jornalismo discutem o tema no Campus Porto

O Núcleo de Assessores de Comunicação, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais RS, em parceria com o Curso de Jornalismo da UFPel, promove um bate-papo jornalístico seguido de palestra a respeito da atuação do jornalista como Assessor de Imprensa. O evento será realizado, nesta quinta-feira (26/05), com início às 19h, no Auditório do Campus Porto da UFPel (rua Gomes carneiro, nº 1).

O bate-papo reunirá os jornalistas Francisco Bender - Assessor de Imprensa do Colégio São José; Kariza Barros - Assessora de Imprensa da Associação dos Prefeitos da Zona Sul; e, Débora Borba - Gerente de Comunicação e Marketing da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos. Esta primeira etapa do evento terá a duração de 60 minutos com a possibilidade de intervenção do público.

Na seqüência, a Palestra: “Jornalismo e mídias sociais online: a web como fonte interativa de informação”. O palestrante, Gilberto Consone, é Professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Doutor e Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Especialista em Ciências da Comunicação pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo também pela UCPel.

O evento em Pelotas precede ao Encontro Estadual de Jornalistas Assessoria de Comunicação- EEJAC, que acontecerá no dia 30 de julho em Rio Grande. “Municípios como São Leopoldo, Santa Maria, Passo Fundo, Porto Alegre e Caxias também sediarão encontros semelhantes”, adianta o secretário geral do Sindijors, Salvador Tadeo.

O encontro é gratuito e voltado para jornalistas que atuam em Assessoria de Imprensa, e estudantes de jornalismo. Informações pelos telefones: 8444.4025; 91151479; 8427.6297; ou 9118.3235; e pelos e-mails: jornalistamariangela@gmail.com e carlosmachadojornalista@gmail.com

APOIO PARLAMENTAR: PECS DO DIPLOMA TÊM AMPLO RESPALDO NA CÂMARA E NO SENADO

Em 24/05 - Por FENAJ

As propostas de restituição da exigência de diploma de curso superior em Jornalismo como requisito para o exercício da profissão – equivocadamente retirado da legalidade por decisão equivocada do Supremo Tribunal Federal – já cumpriram sólida tramitação no Congresso Nacional.

Em novembro de 2009, a PEC 386/2009, de autoria do deputado Paulo Pimenta (PT/RS), foi aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados. E relatório com a mesma proposição, de autoria do deputado federal Hugo Leal (PSC/RJ), foi aprovado por unanimidade em Comissão Especial da Câmara, em julho de 2010, após audiências públicas nas quais foram ouvidas representações da sociedade sobre o tema.

Já no Senado, a PEC 33/2009, de autoria do senador Antônio Carlos Valadares (PSB/SE), foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) em dezembro de 2009, estando pronta para votação no plenário da Casa desde então.

Sensíveis à reivindicação dos jornalistas brasileiros e de expressivas representações da sociedade civil, deputados federais e senadores criaram, no ano passado, uma Frente Parlamentar, presidida pela deputada Rebecca Garcia (PP-AM), para promover e ampliar o debate sobre a exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista.

Paralelamente a esta movimentação, desde 2009 diversas decisões judiciais sustentaram a constitucionalidade da exigência do diploma em concursos públicos para provimento de cargos de jornalista. No mesmo período já foram aprovados, terminativamente, em estados como o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Alagoas, projetos assegurando a exigência do diploma em concursos públicos para funções de jornalista.

Entidades e instituições já realizaram centenas de debates, audiências e atos públicos em todo o país na defesa da exigência do diploma como instrumento de qualificação do exercício profissional do Jornalismo a serviço do direito da sociedade à informação de qualidade.

O vigor de tal reivindicação, já manifestado em 2009 com mais de 25 mil apoios coletados no abaixo assinado que foi entregue ao STF, é novamente reafirmado com a coleta, em cerca de um mês, de aproximadamente sete mil assinaturas na petição pública que circula na internet, bem como com a assinatura de centenas de entidades em apoio à exigência do diploma.

Com o objetivo de fortalecer a perspectiva de agilização da tramitação da PEC 33/2009, a FENAJ e os 31 Sindicatos de Jornalistas brasileiros procederam consulta informal aos membros do Senado. Até o momento houve a manifestação de 72 senadores favoráveis à PEC, seis contrários e três ainda prosseguem com posição indefinida.

PRECONCEITO: NEGROS SÃO MAIORIA, MAS ESTÃO EM DESVANTAGEM

Em 13/05 - Por Diário Popular

Eles costumam ser vítimas de preconceito e são considerados uma minoria. Quanto a isto, grande equívoco. Pelo menos é o que aponta o estudo Dinâmica Demográfica da População Negra Brasileira, feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que mostra a vida dos negros 120 anos após a abolição da escravatura no Brasil, comemorada nesta sexta-feira (13).

Os dados do documento, liberado quinta, comprovam que a população negra é maioria no país, mas também indicam que esta é mais jovem, costuma viver menos, tem menor renda e mais filhos e que está mais exposta a mortes por causas externas, principalmente homicídios.

O trabalho descreve a trajetória da raça negra e de suas componentes, como natalidade e fecundidade, comparando-as com a de indivíduos brancos. O Censo Demográfico de 2010 contabilizou 97 milhões de negros e 91 milhões de brancos, o que revela predomínio de negros, que aumentaram em 2,5% de dez anos para cá.

PROPOSTA: VEREADORES CONVERSAM SOBRE REAJUSTE SALARIAL DE MUNICIPÁRIOS

Em 12/05 - Por Diário Popular
 
Uma comissão de vereadores se reuniu nesta quinta-feira (12) com o chefe de Gabinete do prefeito, Abel Dourado, para conversar sobre a proposta do Executivo aos servidores municipais. Segundo Dourado, a demora maior na definição do percentual de reajuste se deve ao fato de a discussão estar vinculada à do piso nacional do magistério.

O chefe de gabinete explicou aos vereadores que o prefeito Fetter Júnior (PP) solicitou diversas simulações à Secretaria de Gestão Financeira (SGF) para avaliar as possibilidades, e que pretende dedicar o próximo fim de semana a esta análise. Dourado também informou aos vereadores que o Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos (Igam), responsável pela reforma administrativa implementada em 2011, está estudando o plano de carreira dos servidores, para que seja entregue até o fim do exercício.

Os municipários têm nova assembleia geral na sexta à tarde, a partir das 14h30min, no auditório externo do Colégio Municipal Pelotense, para avaliação da campanha salarial deste ano.