sexta-feira, 29 de maio de 2009

Comunicação multimídia: as habilidades do profissional do futuro

Do site Comunique-se
Por Izabela Vasconcelos

Ouvir, planejar e engajar. Esses são três passos que o profissional de comunicação deve usar para ter sucesso na comunicação multimídia. De acordo com o diretor da Ogilvy PR, John Bell, os profissionais dessa área devem seguir alguns passos essenciais para alcançar o público das redes e comunidades sociais de maneira eficaz.

“Para o sucesso na comunicação multimídia você precisa usar todas as redes sociais, ouvir o que as pessoas têm a dizer on e offline e buscar as melhores formas de engajamento ”, afirmou Bell, que apresentou cases que a agência desenvolveu, no 12º Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa, nesta quarta (28 de maio de 2009), na capital paulista.

Um deles foi o case da Lenovo, terceira maior fabricante de computadores, que como patrocinadora das Olimpíadas de Pequim, buscava se destacar com um trabalho diferenciado e inovador. “Convidamos 100 atletas participantes dos jogos olímpicos, de 25 países, para criarem um blog e postarem relatos das Olimpiadas”, relata.

A experiência agradou aos atletas, que nunca tinham feito algo parecido, e que geraram 1.500 posts, além dos comentários de pessoas do mundo inteiro. A ação divulgou a marca Lenovo, que criou um aplicativo no Facebook, uma página exclusiva para reunir os blogs dos atletas e um perfil no Twitter.

Outro case relatado foi o da Fundação Lance Armstrong, do atleta conhecido como ícone da luta contra o câncer. “A Fundação Lance Armstrong é uma instituição modesta, com um grupo pequeno de colaboradores, mas conseguimos que ela estivesse presente em todos os mercados por meio das redes sociais”, conta Bell.

Para divulgar a fundação, a Ogilvy investiu em um blog oficial, além do Flickr, Twitter, My Space, Facebook, YouTube, entre outras ferramentas das novas mídias.

“O Brasil é dos países que mais explodem em adoção de novas mídias. Vocês devem aproveitar a oportunidade, o país tem muito potencial”, afirmou.

Para finalizar sua apresentação, o executivo disse que os comunicadores devem estar atentos ao mundo on e offline, participar de conversas nos dois ambientes e adotar novos formatos na comunicação. “É importante que esse profissional saiba lidar com diferentes formatos, porque os jornalistas aceitam bem isso. Também devem saber administrar comunidades e estar atentos às pessoas que têm capital social nas redes”.

Nenhum comentário: