A proposta de requalificação da avenida Fernando
Osório integra a relação de obras do projeto Pelotas Pólo do Sul e prevê
diversas melhorias, desde a melhoria asfáltica dos pontos mais críticos
do pavimento, alargamento da via, redução do número de retornos, entre
outras. As obras iniciaram no último dia 7 de dezembro, e o prazo de
conclusão deve ser cumprido em nove meses, como previsto no contrato, ou
seja, no segundo semestre deste ano.
Segundo o engenheiro civil
da prefeitura municipal, Lélio Gomes Brod, as mudanças serão inúmeras, e
já estão acontecendo. Neste mês, com a diminuição do fluxo do tráfego,
propiciada pelas férias de escolas e da faculdade Anhanguera, será
executada uma rótula nas proximidades da avenida Salgado Filho, além das
duas que já estão em andamento – Uma delas é a obra em torno da Praça
do Colono, que viabilizará o tráfego entre a avenida Fernando Osório e a
Rua Francisco Caruccio, dando uma organização no sentido do trânsito.
O
projeto demanda planejamento estratégico, principalmente em relação ao
trânsito, pelo fato de atravessar uma região muito populosa e abrigar
várias empresas. Segundo o vereador Milton Martins, a zona norte de
Pelotas vêm se desenvolvendo com muita rapidez, hoje ela é considerada a
“locomotiva da cidade”, e talvez até onde haja a maior concentração do
PIB municipal.
O Vereador, representando o poder legislativo
pelotense, esteve nos locais das obras e conversou com o engenheiro da
prefeitura. Ele está exercendo uma das funções do vereador, que é
fiscalizar os atos do executivo. E na sua avaliação “estamos muito
satisfeitos pois estamos vendo a Fernando Osório se transformando num
canteiro de obras. Agora é preciso que sejam feitos alguns ajustes,
principalmente para atender as necessidades da população”, finalizou.
MELHORIAS PROJETADAS PARA A AVENIDA FERNANDO OSÓRIO:
• Drenagem
• Alargamento de cada pista para 8,5 metros
• Asfaltamento dos pontos mais críticos do pavimento
• 12 rótulas
• Dois retornos
• Dez travessias em blocos intertravados de concreto (algumas com mais de 5 metros de largura)
• Ciclovia da BR 116 à avenida Dom Joaquim
• Dez novos pontos de ônibus, com realocação e recuperação de algumas paradas do transporte coletivo
• Implantação de meios-fios
• Mobiliário urbano novo
• Iluminação especial
• Arborização
• Reconstrução do canteiro central
• Sinalizações vertical, horizontal e turística
• Redefinição do tráfego.
Texto: Jornalista Mariângela Paz - MTB: 15209
Foto: TV Câmara
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