quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO DA ZONA NORTE DE PELOTAS

OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO DA ZONA NORTE DE PELOTAS   

A proposta de requalificação da avenida Fernando Osório integra a relação de obras do projeto Pelotas Pólo do Sul e prevê diversas melhorias, desde a melhoria asfáltica dos pontos mais críticos do pavimento, alargamento da via, redução do número de retornos, entre outras. As obras iniciaram no último dia 7 de dezembro, e o prazo de conclusão deve ser cumprido em nove meses, como previsto no contrato, ou seja, no segundo semestre deste ano.

Segundo o engenheiro civil da prefeitura municipal, Lélio Gomes Brod, as mudanças serão inúmeras, e já estão acontecendo. Neste mês, com a diminuição do fluxo do tráfego, propiciada pelas férias de escolas e da faculdade Anhanguera, será executada uma rótula nas proximidades da avenida Salgado Filho, além das duas que já estão em andamento – Uma delas é a obra em torno da Praça do Colono, que viabilizará o tráfego entre a avenida Fernando Osório e a Rua Francisco Caruccio, dando uma organização no sentido do trânsito.

O projeto demanda planejamento estratégico, principalmente em relação ao trânsito, pelo fato de atravessar uma região muito populosa e abrigar várias empresas. Segundo o vereador Milton Martins, a zona norte de Pelotas vêm se desenvolvendo com muita rapidez, hoje ela é considerada a “locomotiva da cidade”, e talvez até onde haja a maior concentração do PIB municipal.

O Vereador, representando o poder legislativo pelotense, esteve nos locais das obras e conversou com o engenheiro da prefeitura. Ele está exercendo uma das funções do vereador, que é fiscalizar os atos do executivo. E na sua avaliação “estamos muito satisfeitos pois estamos vendo a Fernando Osório se transformando num canteiro de obras. Agora é preciso que sejam feitos alguns ajustes, principalmente para atender as necessidades da população”, finalizou.

MELHORIAS PROJETADAS PARA A AVENIDA FERNANDO OSÓRIO:

• Drenagem
• Alargamento de cada pista para 8,5 metros
• Asfaltamento dos pontos mais críticos do pavimento
• 12 rótulas
• Dois retornos
• Dez travessias em blocos intertravados de concreto (algumas com mais de 5 metros de largura)
• Ciclovia da BR 116 à avenida Dom Joaquim
• Dez novos pontos de ônibus, com realocação e recuperação de algumas paradas do transporte coletivo
• Implantação de meios-fios
• Mobiliário urbano novo
• Iluminação especial
• Arborização
• Reconstrução do canteiro central
• Sinalizações vertical, horizontal e turística
• Redefinição do tráfego.

Texto: Jornalista Mariângela Paz - MTB: 15209
Foto: TV Câmara

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