quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Resenha do Livro O Clube dos Anjos: GULA – Série Plenos Pecados – De Luis Fernando Veríssimo


O Clube dos Anjos é uma comédia que conta a história de dez homens que se entregam por completo ao prazer da GULA. Ramos, Abel, João, Marcos, Saulo, Paulo, Pedro, Samuel, Daniel e Tiago se reuniam, quando adolescentes, no Bar do Alberi, para comer o picadinho de carne com farofa de ovo e banana frita. E assim fundaram o Clube do Picadinho, que, durante 21 anos, se reuniam mensalmente para jantares cada vez mais sofisticados, mas o fim foi a morte de cada um dos membros do Clube.

Daniel, o próprio autor, é quem narra a história, pois ele é o único sobrevivente do Clube, além de Lucídio, o cozinheiro e executor dos crimes. Os dois se conheceram num café de um shopping, na época o clube do picadinho já tinha perdido o tesão pelos jantares, principalmente pelo fato da morte de Ramos, que fora substituído por André. Mas Lucídio reavivou esse grupo, com suas histórias da sociedade secreta que treina gourmet para o preparo do peixe venenoso Fugu, e com seus deliciosos pratos, que a cada jantar mensal, era preparado. Um menu especial da preferência para um dos membros era preparado em cada jantar. Todos feitos por Lucídio e na casa de Daniel. Ao final, sempre sobrava apenas mais uma porção. Sem hesitar, aquele que tinha a preferência pelo prato do mês, era o que comia essa última porção e morria envenenado.
Mesmo depois de tantas hipóteses, mesmo com as certezas de que Lucídio os envenenava, um a um, pelo prazer da gula, o tesão de correr o risco valia a pena.


Eles perderam tudo, eram fracassados, e sabiam que, a cada janta, era um a menos. Ao final, já se sabia quem ia morrer, e eles próprios planejavam seus velórios após comerem a fatídica última e única porção de seu prato favorito. O que só Daniel, Samuel e Tiago ficaram sabendo, foi o porquê das mortes. Samuel envenenou Ramos, a pedido dele, pois o mesmo estava com AIDS. Lucídio, seu amante de Paris, quis vingança, e assim matou a todos que Samuel amava: os membros do Cube do Picadinho, para depois mata-lo por último.

E o livro termina com uma proposta feita a Daniel e Lucídio, de organizar jantares e festas para pacientes terminais, e matá-los com seus prazeres, fosse à gula, o sexo, etc.

Luis Fernado Verissimo é um excelente e criativo escritor. Neste livro ele ironiza o desejo de comer misturado ao prazer, ao tesão de saber que ao se entregar a este pecado, o resultado é a morte. A trama deixa o leitor aflito e curioso, pois as mortes vão acontecendo, e as hipóteses vão sendo criadas, porém a verdade só é revelada nas últimas páginas, o que causa uma grande hilária surpresa ao leitor. As citações de Shakespeare (Rei Lear) durante os capítulos do livro, dão uma sensação de suspense.

Ato quatro, cena um: “Como moscas para meninos maus somos nós para os deuses, eles nos matam para seu divertimento”. Este é o mistério do livro: o clube do Picadinho são as moscas, Lucídio e Samuel são os meninos maus.

Veríssimo dá várias pistas do mistério, dicas como a de que Ramos era amante de Lucídio, e muito amigo de Samuel. E o ódio entre os dois (Lucídio e Samuel) era evidente, além das citações de “Rei Lear” que eram feitas pelos dois como se fosse combinado, mas sem que um olhasse para o outro. Mas o fim, particularmente para mim, foi surpreendente. Mais surpreendente ainda foi a descrição do desejo de comer e morrer, que fora perfeitamente escrito na frase da sinopse do livro: “Não é todo dia que se quer ouvir uma crocante fuga de Bach, ou amar uma suculenta mulher, mas todos os dias se quer comer. A fome é o único desejo reincidente, pois a visão acaba, a audição acaba, o sexo acaba, o poder acaba, o poder acaba, mas a fome continua.”

8 comentários:

Anônimo disse...

Thanks :)
--
http://www.miriadafilms.ru/ купить фильмы
для сайта jornalistamariangela.blogspot.com

Anônimo disse...

Spending a cοuple of eхtга pоunds on an electroniс сigarеtte paсκagе that lasts a lоt
longer compаred to thе οnе sоmе weіght
сheаpеr will not hurt уou at all іn thе lοnger
opeгate anԁ could аctually sаve you moneу.


Visit my web-ѕitе :: green smoke discount

Anônimo disse...

Goοԁ post. I wіll be going thrοugh
a feω of these іssues аѕ well.

.

My blog pοst; v2 cigs review

Anônimo disse...

I drop a comment each time I еѕρеciаlly
enjοy а aгticle on a blog or if ӏ have somеthing to valuablе tο contrіbute to the сonverѕatiοn.
Usuallу it is a геsult of the fіre displayеd in the poѕt I looked
at. And on thіs aгticle "Resenha do Livro O Clube dos Anjos: GULA - S�rie Plenos Pecados - De Luis Fernando Ver�ssimo".

I was excіted enough to cгeate a cοmment ;-) I
dο haѵe a сouρle of questiοns for уou if it's allright. Could it be only me or does it look like a few of the responses look like written by brain dead folks? :-P And, if you are posting at other online social sites, I'd lіκe tо
folloω anything fгesh you have to post. Could you list evегy one
оf your sharеd sites likе
your lіnkedіn pгofile, Facebοok
page or twіtteг feeԁ?

Heгe iѕ my web page: web site

Anônimo disse...

Hi there! I could hаvе swoгn Ӏ've visited this blog before but after looking at a few of the articles I realized it's new tо me.

Nonethelesѕ, I'm certainly pleased I discovered it and I'll be bookmаrking іt and
checking back oftеn!

Μу blog: http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

Anônimo disse...

An impressive share! I have just fοrωarded this onto a сolleague who had been cοnducting a little
homeωorκ οn thiѕ. Anԁ hе in fасt bought me breakfаst bеcausе I found it for
him... lol. So let mе rеword thiѕ.
... Thank YOU for thе meal!! Βut yeаh, thаnks for spending time to talk about thіs toρiс here on yοur sіte.



My wеb sіte ... http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

Anônimo disse...

I vіsіted ѵаriоus web pаgеs except the audio fеature foг audio songѕ cuгrent аt this website is
genuinely marvelοuѕ.

Have а look at mу web page; http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

Anônimo disse...

The builders of the Ab Coaster declare you only want to
use it three minutes per day. It has been in use for over a hundred many years in ache procedure.


Here is my web blog; http://phpmadesimple.info/?p=350